top of page

Dúvidas comuns

Clique aqui e veja o contato dos órgãos ambientais brasileiros

Dúvidas sobre animais silvestres

Encontrei um animal ferido/machucado que precisa de ajuda. Como devo proceder?

 

Os animais que chegam para receberem cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-SC) vêm de ações de apreensão, resgate ou recebimento realizadas por órgão ambientais. O Instituto Espaço Silvestre não é o responsável por essas ações. Em Santa Catarina, uma vez trazidos pelos órgãos ambientais, o CETAS-SC é responsável pela recepção, marcação, triagem, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de animais silvestres terrestres. Caso você esteja em Santa Catarina e deseje fazer uma entrega voluntária ou encontre um animal silvestre terrestre, ferido, doente ou filhote sem a presença dos pais, faça contato pelo 190 ou aplicativo da Portal da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC Cidadão). É importante reforçar, que ao fazer contato pelo aplicativo, o cidadão deve informar o seu nome completo, além de fornecer fotos do animal e endereço do local da ocorrência. Já em ocorrências que envolvam animais peçonhentos o contato deve ser realizado com o Corpo de Bombeiros Militar por meio do 193.

Para as outras regiões do Brasil, os telefones estão aqui. Deixe que profissionais avaliem a possibilidade de soltura de cada animal e realizem o trabalho de maneira que efetivamente ajudará a natureza.

Odeio ver animais silvestres presos! Posso soltá-los na natureza?

Quando feita sem avaliação técnica, a soltura de animais silvestres pode trazer sérios riscos ecológicos e acabar com muitas vidas, inclusive do animal que você está tentando ajudar. Além dos problemas relacionados a disseminação de doenças, também existem riscos de introdução de linhagens genéticas diferentes das populações locais, introdução de espécies exóticas, problemas comportamentais, limitação de território e recursos para que esse animal possa viver no local da soltura entre outros. Para ser solto, o animal precisa estar saudável, preparado para se locomover, procurar alimentos em sua forma selvagem, reconhecer e fugir de predadores (incluindo humanos) etc. Tudo isso requer preparação e não é tão simples quanto parece. Para evitar problemas, não compre ou prenda animais silvestre. Veja aqui o contato do órgão ambiental ou Centro de Triagem de Animais Silvestres de seu estado. Deixe que profissionais avaliem a possibilidade de soltura de cada animal e realizem o trabalho de maneira que efetivamente ajudará a natureza.

Como posso ajudar um animal silvestre que está em cativeiro?

Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização legal é crime! Por isso, verifique se o animal está em situação ilegal com os órgãos ambientais competentes. Lembre-se que não é possível legalizar um animal silvestre sem origem. As penas para quem mantem animais ilegais variam entre multas e prisão. A pena aumenta em 50% se o crime for praticado contra espécie rara ou ameaçada de extinção, como o papagaio-de-peito-roxo. (Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/1998). Se o animal estiver sofrendo maus-tratos, você pode denunciar aos órgãos competentes. O contato de órgãos ambientais de todos os estados do Brasil estão aquiSe quiser entregar voluntariamente um animal ilegal, veja as próximas respostas.

Encontrei um animal doméstico que precisa de ajuda, como devo proceder?

O Instituto Espaço Silvestre apenas trabalha com animais silvestres terrestres. Se você precisa de ajuda com animais domésticos (cachorros, gatos, pombos, galinhas entre outros), por favor entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade e/ou com um veterinário local.

Dúvidas gerais

Quero fazer voluntariado em um projeto. Como devo proceder?

Para ser voluntário do Instituto Espaço Silvestre, entre aqui e verifique se o projeto de seu interesse tem vagas abertas no momento. Ressaltamos que temos um número limite de voluntários e as inscrições não corresponde automaticamente em sua aprovação. Além disso, voluntários são responsáveis por todos os valores de deslocamento, hospedagem e alimentação durante todo período

Quero fazer estágio em um projeto. Como devo proceder?

De forma recorrente postamos oportunidade de estágios em diversas áreas para os projetos do Instituto Espaço Silvestre. Elas sempre estarão disponíveis aqui, em nossas mídias sociais (@espacosilvestre) e em nossos boletins informativos, os quais você pode se inscrever através das instruções no rodapé de todas as páginas do site. Todos os detalhes da vaga serão especificados no edital de seleção da vaga, e caso exista alguma dúvida específica, entre em contato através do e-mail: faleconosco@espacosilvestre.org.br

Tenho uma empresa/ONG/blog pessoal e gostaria de fazer uma parceria. Como marcar uma reunião?

Primeiramente, ficamos muito felizes pelo seu contato. Acreditamos que juntos sempre seremos mais fortes. Para marcar uma reunião, envie um e-mail para faleconosco@espacosilvestre.org.br contatando brevemente sobre o seu trabalho e o tipo de parceria que você gostaria de fazer. Iremos responder assim que possível para conversarmos mais a fundo sobre como unir nossas ideias.

Gostei muito do trabalho de vocês e quero chamar vocês para uma palestra ou evento. Quais são os caminhos?

Antes de mais nada, estamos muito felizes pelo reconhecimento. Para enviar o convite para uma apresentação, envie um e-mail para faleconosco@espacosilvestre.org.br contando mais sobre o evento, data e local. Infelizmente a nossa agenda é normalmente apertada e, por isso, sugerimos que os contatos sejam feitos com bastante antecedência. Sempre estamos torcendo para que esses encontros se realizem e consigam inspirar mais pessoas por um mundo melhor.

bottom of page