top of page
WhatsApp Image 2020-10-06 at 13.52_edited.jpg

Você pode ser parte da mudança

UMA EQUIPE FORMADA POR AMOR!

VAGA ABERTA PARA VOLUNTARIADO!

Setor de Medicina Veterinária CETAS-SC

Estão abertas as inscrições para o voluntariado no setor da veterinária. Se você é estudante ou formado em medicina veterinária, pode se inscrever e fazer parte da equipe como um voluntário.

INSCRIÇÕES: equipesc@espacosilvestre.org.br

Arara_Interação_IES - SSC - CETAS - Matias Rebak - 8.jpg
daniel_de_granville_espaco_silvestre_fln_cozinha_frutas_20221207_0094.jpg

VAGA ABERTA PARA VOLUNTARIADO!

CETAS-SC

Pré-requisitos e como se candidatar: 

1. Apresentar comprovantes de vacinação contendo todas as doses: Dupla Adulto (tétano e difteria), hepatite B, febre amarela, COVID-19 e vacina antirrábica*;
*Em caso de ausência da vacina antirrábica, haverá restrição de atividades dentro do CETAS. Se houver interesse, emitiremos uma declaração solicitando a vacinação ao sistema de saúde.
2. Ler e concordar com o nosso termo de voluntariado, disponível aqui;
3. Ser maior de 18 anos;
4. Enviar os documentos listados abaixo em um mesmo e-mail para equipesc@espacosilvestre.org.br, com o assunto
"VOLUNTARIADO CETAS-SC" para vaga no CETAS-SC.
 
ATENÇÃO: Somente os candidatos que enviarem todos os itens relacionados abaixo participarão da seleção. 

- Comprovante das vacinas; 
- Termo de voluntariado preenchido e assinado;
- Carta de interesse indicando disponibilidade para mês, dias e horários. 

5. Caso seja selecionade, confirmar a participação até 2 dias após o resultado; 
6. Não faltar ou cancelar sem justificativa mais do que 3 vezes. Voluntáries serão desligados do programa em casos de falta de comprometimento. Os animais dependem de você! 
7. Informações sobre treinamento e início das atividades serão comunicadas por e-mail.
8. Ler atentamente a descrição das atividades abaixo.

ATIVIDADES VOLUNTARIADO CETAS-SC

Voluntariar no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-SC) é uma oportunidade única para conhecer e ajudar nas diversas funções envolvidas na reabilitação de animais silvestres terrestres. O CETAS-SC é localizado no município de Florianópolis (SC) dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, próximo à Praia do Moçambique. Nesse local recebemos animais apreendidos, resgatados e entregues voluntariamente por cidadãos. São centenas de espécies que passam pelos cuidados da nossa equipe, com o objetivo que realizar solturas desses animais sempre que possível ou encontrar o melhor destino para os que não podem voltar à natureza.
 
Por se tratar o único CETAS-SC no estado, sempre existem muitas demandas necessitando de voluntários dedicados na causa dos animais silvestres. As atividades principais incluem preparação de alimentos, enriquecimentos ambientais, limpeza de equipamentos e ambientes, organização do local e das entregas de alimentos. Note que, por questões de segurança, não há interação direta com os animais.
 
Para facilitar a organização e logística da equipe, os voluntários devem atuar por um período mínimo de um mês em seus turnos de preferências ( 8hs-13hs ou 13hs-18hs), pelo menos 2 vezes por semana incluindo finais de semana e feriados. O certificado só será emitido para quem completar o período estipulado de no mínimo 1 mês e a carga horária mínima de 50 horas. Todas as despesas de transporte, estadia, alimentação e vestimenta necessárias são de responsabilidade do voluntário. Para se candidatar, leia atentamente os pré-requisitos listados no top da página e envie toda a documentação para o e mail indicado.  Recomendamos hospedagens nos bairros do Rio Vermelho ou Barra da Lagoa, devido à proximidade do local aonde as atividades são realizadas.

Por se tratar de uma área especial e monitorada, é obrigatório à identificação dentro do CETAS da camiseta do Instituto Espaço Silvestre. Ela está disponível para compra no momento da chegada no CETAS-SC, custando R$50,00 e pertencendo ao voluntário desde de sua aquisição.

VOLUNTARIADO  AVES DE NORONHA

Fernando de Noronha abriga a maior riqueza de aves marinhas do Brasil. Mas, por incrível que pareça, quase ninguém estava olhando para elas. Essa falta de conhecimento e interesse motivou a criação do Projeto Aves de Noronha, que tem como principal objetivo redirecionar o olhar de moradores e turistas para a rica avifauna da ilha, através de Pesquisa, Educação, Ciência Cidadã e Turismo Sustentável, melhorando o estado de conservação e fortalecendo a economia local. 

 

​Em 2018, o projeto alçou seu primeiro voo. Através de um financiamento da SOS Mata Atlântica, foi possível desenvolver atividades de grande relevância para a conservação das aves do arquipélago, como elaboração de miniguia, cursos para condutores de turistas, palestras, atividades lúdicas com crianças e caminhadas ecológicas para observação de aves.

 

Hoje buscamos expandir nossos horizontes, apaixonando cada vez mais pessoas pelas aves da ilha, através das mídias sociais. Com isso, nosso voluntariado é remoto e tem como principais atividades a divulgação científica sobre as aves de Noronha, a gestão das redes sociais do projeto e a elaboração de material didático para diversos públicos, adulto e infantil. Esperamos voluntários que estejam cheios de ideias incríveis para fazer mais pessoas se encantarem por esses animais, mesmo que pelas telas!

bottom of page