Ligia Jahn (Voluntária)
Presidente
Empresária e mantenedoura de fauna. Atuou no mercado fotográfico por 18 anos, foi diretora administrativa em empresa de importação de maquinário e insumos para a revelação de fotografias e diretora comercial de rede de lojas do varejo fotográfico. Em 1998 fundou a Editora Photos, com publicação de dois periódicos bimestrais e diversos livros fotográficos. Atualmente administra a Politrade Ltda, empresa que investe no mercado imobiliário com fins de locação. Em 2010 iniciou um projeto de manutenção de fauna, o Refugio das Aves, hoje integrado ao Instituto Espaço Silvestre. Clique aqui para visualizar o currículo completo.
Dra. Paula Schommer (Voluntária)
Vice-presidente
É doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas- SP. mestre em Admistração pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professora de Admistração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), e professora colaboradora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), junto ao Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Atua voluntariamente junto a diversas organizações da sociedade civil e projetos sociais. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores em Gestão Social e a International Society for Third-Sector Research. Entre seus temas de interesse em pesquisa, estão: coprodução do bem público, accountability, governança, gestão pública, gestão social, desenvolvimento socioterritorial e investimento social privado. Clique aqui para visualizar o currículo completo.
Eloiza Poletto (Voluntária)
Tesoureira
Bacharel em direito pelas universidades Unipar e Univali desde 2006, técnica em transações imobiliárias desde 1997 e credenciada pelo Creci desde 2008 pelo número 13445. Atualmente trabalha em duas empresas do ramo imobiliário: na Politrade Ltda gerencia e administra aluguéis comerciais e na Desc Imobiliária vende imóveis de alto padrão. Atua também como investidora do mesmo ramo. Entre os anos de 2002 e 2007 gerenciou a área financeira, administrativa e de recursos humanos de uma holding com 7 empresas do ramo fotográfico.




Centro de Triagem de Animais Silvestres de
Santa Catarina
CETAS-SC
DANDO UMA NOVA CHANCE DE VIDA

Dedicados ao recebimento, tratamento e destinação da fauna silvestre, os Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) são estruturas essenciais na política de preservação ambiental brasileira. Eles estão localizados em todos os estados brasileiros, buscando dar melhor suporte para o recebimento de animais oriundo de ações fiscalizatórias, resgate ou entregas espontâneas. Através de uma equipe multidisciplinar de biólogos, médicos veterinários e outros profissionais da área ambiental, são feitas avaliações de bem-estar e a possibilidade de reabilitação de todos os indivíduos para a soltura na natureza, sempre seguindo critérios técnicos. Caso seja impossível, por quaisquer razões, os animais são destinados para criadouros legalizados ou zoológicos em todo o Brasil.


(1) Garantir o planejamento, a coordenação e a execução de atividades de reabilitação e tratamento de animais silvestres;
(2) Criar uma rede de captação de recursos em prol da causa dos animais silvestres;
(3) Assegurar o bem-estar dos animais silvestres e sua reintrodução na natureza, quando possível;
(4) Desenvolver trabalhos de capacitação técnica, educação ambiental e comunicação social
Missão...
O TRÁFICO DE ANIMAIS E OS ZOOLÓGICOS
Considerado o 3º maior mercado ilegal do mundo, o tráfico de animais ainda é uma realidade nos dias atuais. Motivados pela grande quantidade de compradores e pelo lucro, traficantes acabam retirando milhões de animais e sendo responsáveis diretamente pelo processo de extinção de diversas espécies. Porém, mesmo que com muita dificuldade, órgãos ambientais trabalham incansavelmente e diariamente são noticiadas apreensões de animais que seriam traficados para todo o mundo.
Consequentemente, muitos animais oriundos dessas fiscalizações em Santa Catarina, acabam chegando para o CETAS-SC. Além dos problemas ambientais causados pela retirada da fauna, grande parte desses animais chegam em situações horríveis de saúde e com sequelas permanentes. Ainda que com uma equipe técnica capacitada e trabalhando para permitir a soltura deles novamente na natureza, muitos deles não conseguem. Por isso, esses casos são encaminhados para ambientes de cuidados controlados, como criadouros, zoológicos e aquários em todo Brasil.
Diferente do imaginário popular, a enorme parte desses estabelecimentos, são parceiros contra o tráfico de animais e têm condutas responsáveis e reconhecidas por especialistas para o bem-estar animal. Mesmo que permaneçam presos ao longo de toda a vida, as equipes desses lugares conseguem oferecer atendimentos veterinários e medicações necessárias; dietas saudáveis; enriquecimentos ambientais constantes, possibilitando uma boa vida.
Além disso, diversos conhecimentos técnicos que permitem as equipes nos CETAS salvarem vidas e devolverem animais para a natureza, foram produzidos a partir de estudos em zoológicos, aquários e criadouros legalizados. Somos muito gratos pelo trabalho deles, que recebem quase que semanalmente animais do CETAS-SC sem possibilidades de soltura.
EQUIPE

FAÇA PARTE DA NOSSA CAUSA
NOSSAS ATIVIDADES

Cadastro de área de soltura
Você acredita que possa receber animais reabilitados para uma soltura segura? Preencha nosso formulário que a nossa equipe irá avaliar assim que possível

Seja voluntário do projeto
Cuidar de tantas vidas não é uma tarefa fácil. Por isso, sempre precisamos de pessoas empenhadas em ajudar a nossa causa. Confira as possibilidades e pré-requisitos para trabalhar conosco.