WhatsApp Image 2020-08-14 at 10.52.08.jp

Centro de Triagem de Animais Silvestres de

Santa Catarina

CETAS-SC

DANDO UMA NOVA CHANCE DE VIDA

Dedicados ao recebimento, tratamento e destinação da fauna silvestre, os Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) são estruturas essenciais na política de preservação ambiental brasileira. Eles estão localizados em todos os estados brasileiros, buscando dar melhor suporte para o recebimento de animais oriundo de ações fiscalizatórias, resgate ou entregas espontâneas.

Através de uma equipe multidisciplinar de biólogos, médicos veterinários e outros profissionais da área ambiental, são feitas avaliações de bem-estar e a possibilidade de reabilitação de todos os indivíduos para a soltura na natureza, sempre seguindo critérios técnicos. Caso seja impossível, por quaisquer razões, os animais são destinados para criadouros legalizados ou zoológicos em todo o Brasil.

De forma secundária, porém não menos relevante, o trabalho com a fauna silvestre também permite aos CETAS o desenvolvimento de pesquisas científicas e projetos de reintrodução de espécies em áreas que ocorreram suas extinções locais.

Atualmente, o Instituto Espaço Silvestre é cogestor da única unidade de CETAS em Santa Catarina (CETAS-SC), localizado em Florianópolis. O nosso trabalho se iniciou no dia 1/06/2019, a partir da vitória do Edital de Chamamento Público 001/2018/IMA.

 

(1) Garantir o planejamento, a coordenação e a execução de atividades de reabilitação e tratamento de animais silvestres;

 

(2) Criar uma rede de captação de recursos em prol da causa dos animais silvestres;

(3) Assegurar o bem-estar dos animais silvestres e sua reintrodução na natureza, quando possível;

 

(4) Desenvolver trabalhos de capacitação técnica, educação ambiental e comunicação social

Missão e objetivos:

O TRÁFICO DE ANIMAIS E OS ZOOLÓGICOS

Considerado o 3º maior mercado ilegal do mundo, o tráfico de animais ainda é uma realidade nos dias atuais. Motivados pela grande quantidade de compradores e pelo lucro, traficantes acabam retirando milhões de animais e sendo responsáveis diretamente pelo processo de extinção de diversas espécies. Porém, mesmo que com muita dificuldade, órgãos ambientais trabalham incansavelmente e diariamente são noticiadas apreensões de animais que seriam traficados para todo o mundo.

Consequentemente, muitos animais oriundos dessas fiscalizações em Santa Catarina, acabam chegando para o CETAS-SC. Além dos problemas ambientais causados pela retirada da fauna, grande parte desses animais chegam em situações horríveis de saúde e com sequelas permanentes. Ainda que com uma equipe técnica capacitada e trabalhando para permitir a soltura deles novamente na natureza, muitos deles não conseguem. Por isso, esses casos são encaminhados para ambientes de cuidados controlados, como criadouros, zoológicos e aquários em todo Brasil.

Diferente do imaginário popular, a enorme parte desses estabelecimentos, são parceiros contra o tráfico de animais e têm condutas responsáveis e reconhecidas por especialistas para o bem-estar animal. Mesmo que permaneçam presos ao longo de toda a vida, as equipes desses lugares conseguem oferecer atendimentos veterinários e medicações necessárias; dietas saudáveis; enriquecimentos ambientais constantes, possibilitando uma boa vida.

Além disso, diversos conhecimentos técnicos que permitem as equipes nos CETAS salvarem vidas e devolverem animais para a natureza, foram produzidos a partir de estudos em zoológicos, aquários e criadouros legalizados. Somos muito gratos pelo trabalho deles, que recebem quase que semanalmente animais do CETAS-SC sem possibilidades de soltura.

 

SEJA PARTE DA NOSSA CAUSA

NOSSAS ATIVIDADES

Cadastro de área de soltura

Você acredita que possa receber animais reabilitados para uma soltura segura? Preencha nosso formulário que a nossa equipe irá avaliar assim que possível

Seja voluntário do projeto

Cuidar de tantas vidas não é uma tarefa fácil. Por isso, sempre precisamos de pessoas empenhadas em ajudar a nossa causa. Confira as possibilidades e pré-requisitos para trabalhar conosco.

Acompanhe o nosso trabalho

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Se cadastre para receber o boletim informativo mensal com os melhores momentos.

Instituto Espaço Silvestre

contato@espacosilvestre.org.br
CNPJ: 03.213.678/0001-40
Rua Artur Torquatro Batista, Nº 220
Itajaí - SC – Brasil