top of page
adam-king-5pYOmALZgtM-unsplash_edited.jpg

Nossa
História

"Nossos sonhos nunca caberão em uma gaiola" 

Criado em 1999, a história do Instituto Espaço Silvestre (IES) começou muito antes do seu nome. Naquela época, éramos conhecidos como Instituto Carijós Pró Conservação da Natureza e tínhamos o objetivo de apoiar a implantação e a gestão participativa de Unidades de Conservação em Florianópolis, através de pesquisa, monitoramento, educação ambiental e mobilização comunitária. Em 2010, essa missão havia sido cumprida com excelência e entendemos que deveríamos voar por outros céus.

 
Na mesma época, um grupo de amigos apaixonados pela fauna silvestre se reuniu para fundar o Espaço Silvestre, um coletivo que trabalhava informal e voluntariamente em nosso primeiro projeto: Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias em SC. Um projeto importante para reverter a extinção local dessa espécie, porém que não havia uma instituição como lar. Foi então que o Instituto Carijós nos abrigou! Com o tempo, o projeto foi ganhando estrutura e reconhecimento, transformando a organização e modificando, permanentemente, para Instituto Espaço Silvestre.


Em 2019, fomos os primeiros colocados no edital de chamamento público 001/2018/IMA, iniciando o trabalho no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS-SC) e incorporamos o projeto Aves de Noronha, voando ainda mais alto. Em 2020, o projeto Chalana Esperança passou a fazer parte da família IES e expandiu nosso trabalho para o Pantanal. Em 2022, trouxemos uma nova face ao programa de educação ambiental com o IES Educa que atua globalmente. Hoje o Instituto Espaço Silvestre é lar de cinco projetos ambientais, possui mais de 45 colaboradores e continua seu crescente impacto positivo na natureza.

Foto de Adam King na Unsplash

bottom of page