Ligia Jahn (Voluntária)
Presidente
Empresária e mantenedoura de fauna. Atuou no mercado fotográfico por 18 anos, foi diretora administrativa em empresa de importação de maquinário e insumos para a revelação de fotografias e diretora comercial de rede de lojas do varejo fotográfico. Em 1998 fundou a Editora Photos, com publicação de dois periódicos bimestrais e diversos livros fotográficos. Atualmente administra a Politrade Ltda, empresa que investe no mercado imobiliário com fins de locação. Em 2010 iniciou um projeto de manutenção de fauna, o Refugio das Aves, hoje integrado ao Instituto Espaço Silvestre. Clique aqui para visualizar o currículo completo.
Dra. Paula Schommer (Voluntária)
Vice-presidente
É doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas- SP. mestre em Admistração pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professora de Admistração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), e professora colaboradora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), junto ao Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Atua voluntariamente junto a diversas organizações da sociedade civil e projetos sociais. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores em Gestão Social e a International Society for Third-Sector Research. Entre seus temas de interesse em pesquisa, estão: coprodução do bem público, accountability, governança, gestão pública, gestão social, desenvolvimento socioterritorial e investimento social privado. Clique aqui para visualizar o currículo completo.
Eloiza Poletto (Voluntária)
Tesoureira
Bacharel em direito pelas universidades Unipar e Univali desde 2006, técnica em transações imobiliárias desde 1997 e credenciada pelo Creci desde 2008 pelo número 13445. Atualmente trabalha em duas empresas do ramo imobiliário: na Politrade Ltda gerencia e administra aluguéis comerciais e na Desc Imobiliária vende imóveis de alto padrão. Atua também como investidora do mesmo ramo. Entre os anos de 2002 e 2007 gerenciou a área financeira, administrativa e de recursos humanos de uma holding com 7 empresas do ramo fotográfico.



Juntos voamos mais longe!

O Projeto Aves de Noronha sabe que a vida marinha depende das aves e que as aves marinhas dependem de um oceano equilibrado. Mas poucas pessoas estão atentas a isso. E foi aí que enxergamos um grande paradoxo. Por mais que Fernando de Noronha seja um destino muito visado pelo turismo, a observação de aves não é explorada localmente. No local com a maior riqueza de aves marinhas do Brasil, elas não estavam recebendo os devidos holofotes.
Para isso, o Aves de Noronha está alinhado com os receptivos locais e abriu pacotes para atrair e fomentar o turismo de observação de aves. Queremos colocar Fernando de Noronha no mapa nacional e internacional de rotas de observadores de aves.
Este é o cenário que queremos alinhar, para que a conservação de aves marinhas de Fernando de Noronha seja fomentada pela movimentação da economia local, ciência, comunicação e engajamento social. Queremos que o turismo trabalhe em prol da conservação e que a conservação ajude a fomentar o turismo de observação da vida silvestre.
Nossa atuação na ilha iniciou-se em 2018, com o primeiro financiamento da SOS Mata Atlântica. Em 2020, novos voos foram alçados com o apoio da Naji Foundation. E em 2021 novas marcas e instituições somam para fazer esse projeto decolar ainda mais.
Nosso trabalho é baseado em três pilares: Economia Local, Educação e Pesquisa. Nesses período, já capacitamos 50% dos guias de turismo locais para atuar na observação de aves, desenvolvemos atividades lúdicas com crianças, monitoramos e anilhamos as espécies endêmicas ameaçadas – sebito de Noronha (Vireo gracilirostris) e cocoruta (Elaenia ridleyana) –, produzimos materiais didático e encaminhamos relatórios ao poder público para que possamos atuar juntamente com eles na elaboração de estratégias para a conservação da biodiversidade.
Para acompanhar nossos voos e mergulhos, basta seguir o projeto no Instagram (@avesdenoronha) e Facebook. Quer nos apoiar? Clique aqui e faça sua doação.

Missão e objetivos:
Atuamos para que o Turismo em Fernando de Noronha seja direcionado para fomentar a Conservação das aves marinhas do arquipélago. E que ações sistêmicas de Conservação fomentem o Turismo, por meio de Pesquisa, Ciência Cidadã, Educação Ambiental, Capacitação Profissional e Economia Local.
Para tornar isso realidade, estamos:
1) Implementando o turismo de observação de aves no Arquipélago de Fernando de Noronha;
2) Promovendo eventos de capacitação em Observação de Aves para guias e professores;
3) Produzindo material gráfico e audiovisual para difusão de conhecimento e conservação sobre as aves;
4) Realizando pesquisas científicas que possam fomentar ações de conservação;
5) Articulando demandas e ações junto a stakeholders e poder público.
Fernando de Noronha
O Arquipélago de Fernando de Noronha abriga a maior diversidade de aves marinha do país. Ao todo, são quase 90 espécies de aves registradas que usam a ilha para descanso, alimentação e reprodução.
Algumas espécies podem ser vistas o ano inteiro, como as endêmicas sebito-de-noronha (Vireo gracilirostris) e cocoruta (Elaenia ridleyana), além do rabo-de-junco-de-bico-amarelo (Phaethon lepturus) – espécie símbolo do Parque Nacional Marinho – a noivinha (Gygis alba), a viuvinha (Anous minutus) e o mumbebo-de-pé-vermelho (Sula sula).
Além das aves, as 21 ilhas do arquipélago abrigam répteis únicos como a mabuia (Trachylepis atlantica) e a anfisbênia (Amphisbaena ridleyi), que só podem ser observadas em Noronha, além das tartarugas-verdes (Chelonia mydas), tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) e várias outras espécies de tartarugas marinhas. Quando falamos em mamíferos aquáticos, o primeiro que vem a nossa mente são os exibidos golfinhos-rotadores (Stenella longirostris), que todos os dias se aproximam da ilha em grupo para descansar.
Noronha tem uma fauna muito rica e é um verdadeiro palco para os amantes de observação de natureza. Quer vir conhecer o paraíso e observar aves com a gente?

Nossas ações, paixões e sonhos

Preparando guias
Capacitando mais de 50% dos guias de Fernando de Noronha.
O curso de aperfeiçoamento tem o objetivo trazer informações sobre curiosidades e singularidades da avifauna de Fernando de Noronha para que eles possam despertar o interesse dos turistas pela rica biodiversidade local.

Ciranda do Passarinho
Atividades lúdicas desenvolvidas na escolha e na creche do arquipélago.
Buscamos abordar a biologia e ecologia da avifauna noronhense como, por exemplo, as diferentes características na construção dos ninhos e variação das cores dos ovos. Mais de 100 crianças também já receberam nossos materiais didáticos.

Vem Passarinhar
Trilha mensal de observação de aves no mirante dos golfinhos, praia do Sancho.
O objetivo é promover a conexão das pessoas com a natureza. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, com disponibilização de binóculos, blusas e mini-guia de observação de aves. Essa ação é patrocinada pela Log Nature.

Material de divulgação
Vários materiais para capacitar e estimular a observação de aves na ilha são produzidos.
Exemplos são o mini-guia de aves, nosso livro de colorir, adesivos e jogos para crianças e nosso último sonho realizado: o Guia de Aves de Fernando de Noronha.

Papo de Passarinho
Mensalmente nos apresentamos no Centro de Visitantes do TAMAR.
Nossa palestra tem uma temática sobre as aves de Noronha mostrando sua diversidade e curiosidades, despertando o interesse de turistas para passarinhar.

Aves usando pulseiras
Monitoramento de indivíduos de sebito-de-noronha e cocoruta com anilhas coloridas
Semestralmente, realizamos campanhas de anilhamento para coletar parâmetros biológicos e ecológicos destas espécies endêmicas ameaçadas de extinção. Assim, conseguimos traçar melhores estratégias de conservação.

Produtos
Na ilha, realizamos a venda de produtos personalizados.
O lucro é 100% voltado para financiar as atividades do projeto. Assim, além de adquirir um produto incrível e de alta qualidade, você ainda ajuda na conservação das espécies do arquipélago.

Nosso time

Cecília Licarião
Diretora

Larissa Amaral
Auxiliar de Projetos

Geisi Sobral
Técnica de Campo

Lisandra Maria
Colaboradora

Heideger Nascimento
Colaborador

Gabriela Arnoso
Colaboradora

Ian Toscano
Colaborador