top of page

Aves de Noronha

Pesquisa, turismo e conservação

0E8A6107.jpg

O Projeto Aves de Noronha sabe que a vida marinha depende das aves e que as aves marinhas dependem de um oceano equilibrado. Mas poucas pessoas estão atentas a isso. E foi aí que enxergamos um grande paradoxo. Por mais que Fernando de Noronha seja um destino muito visado pelo turismo, a observação de aves não é explorada localmente. No local com a maior riqueza de aves marinhas do Brasil, elas não estavam recebendo os devidos holofotes. 

 

Para isso, o Aves de Noronha está alinhado com os receptivos locais e abriu pacotes para atrair e fomentar o turismo de observação de aves. Queremos colocar Fernando de Noronha no mapa nacional e internacional de rotas de observadores de aves. 

 

Este é o cenário que queremos alinhar, para que a conservação de aves marinhas de Fernando de Noronha seja fomentada pela movimentação da economia local, ciência, comunicação e engajamento social. Queremos que o turismo trabalhe em prol da conservação e que a conservação ajude a fomentar o turismo de observação da vida silvestre.

 

Nossa atuação na ilha iniciou-se em 2018, com o primeiro financiamento da SOS Mata Atlântica. Em 2020, novos voos foram alçados com o apoio da Naji Foundation. E em 2021 novas marcas e instituições somam para fazer esse projeto decolar ainda mais.

Nosso trabalho é baseado em três pilares: Economia Local, Educação e Pesquisa. Nesses período, já capacitamos 50% dos guias de turismo locais para atuar na observação de aves, desenvolvemos atividades lúdicas com crianças, monitoramos e anilhamos as espécies endêmicas ameaçadas – sebito de Noronha (Vireo gracilirostris) e cocoruta (Elaenia ridleyana) –, produzimos materiais didático e encaminhamos relatórios ao poder público para que possamos atuar juntamente com eles na elaboração de estratégias para a conservação da biodiversidade.

 

Para acompanhar nossos voos e mergulhos, basta seguir o projeto no Instagram (@avesdenoronha) e Facebook. Quer nos apoiar? Clique aqui e faça sua doação.

 

RaboDeJuncoDeBicoVermelho_HeiNascimento_EI_6915 copiar.jpg

Missão e objetivos:

Atuamos para que o Turismo em Fernando de Noronha seja direcionado para fomentar a Conservação das aves marinhas do arquipélago. E que ações sistêmicas de Conservação fomentem o Turismo, por meio de Pesquisa, Ciência Cidadã, Educação Ambiental, Capacitação Profissional e Economia Local.
 

Para tornar isso realidade, estamos:

1) Implementando o turismo de observação de aves no Arquipélago de Fernando de Noronha;

2) Promovendo eventos de capacitação em Observação de Aves para guias e professores;

3) Produzindo material gráfico e audiovisual para difusão de conhecimento e conservação sobre as aves;

4) Realizando pesquisas científicas que possam fomentar ações de conservação;

5) Articulando demandas e ações junto a stakeholders e poder público.

Fernando de Noronha

O Arquipélago de Fernando de Noronha abriga a maior diversidade de aves marinha do país. Ao todo, são quase 90 espécies de aves registradas que usam a ilha para descanso, alimentação e reprodução.

Algumas espécies podem ser vistas o ano inteiro, como as endêmicas sebito-de-noronha (Vireo gracilirostris) e cocoruta (Elaenia ridleyana), além do rabo-de-junco-de-bico-amarelo (Phaethon lepturus) – espécie símbolo do Parque Nacional Marinho – a noivinha (Gygis alba), a viuvinha (Anous minutus) e o mumbebo-de-pé-vermelho (Sula sula).

Além das aves, as 21 ilhas do arquipélago abrigam répteis únicos como a mabuia (Trachylepis atlantica) e a anfisbênia (Amphisbaena ridleyi), que só podem ser observadas em Noronha, além das tartarugas-verdes (Chelonia mydas), tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) e várias outras espécies de tartarugas marinhas. Quando falamos em mamíferos aquáticos, o primeiro que vem a nossa mente são os exibidos golfinhos-rotadores (Stenella longirostris), que todos os dias se aproximam da ilha em grupo para descansar.

Noronha tem uma fauna muito rica e é um verdadeiro palco para os amantes de observação de natureza. Quer vir conhecer o paraíso e observar aves com a gente? 

Nossas ações, paixões e sonhos

DSCN0890-01.jpeg

Preparando guias

Capacitando mais de 50% dos guias de Fernando de Noronha.

O curso de aperfeiçoamento tem o objetivo trazer informações sobre curiosidades e singularidades da avifauna de Fernando de Noronha para que eles possam despertar o interesse dos turistas pela rica biodiversidade local.

_EI_6759.JPG

Ciranda do Passarinho

Atividades lúdicas desenvolvidas na escolha e na creche do arquipélago.

Buscamos abordar a biologia e ecologia da avifauna noronhense como, por exemplo, as diferentes características na construção dos ninhos e variação das cores dos ovos. Mais de 100 crianças também já receberam nossos materiais didáticos.

0E8A4563.jpg

Vem Passarinhar

Trilha mensal de observação de aves no mirante dos golfinhos, praia do Sancho.

O objetivo é promover a conexão das pessoas com a natureza. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, com disponibilização de binóculos, blusas e mini-guia de observação de aves. Essa ação é patrocinada pela Log Nature.

IMG_6243.jpg

Material de divulgação

Vários materiais para capacitar e estimular a observação de aves na ilha são produzidos.

Exemplos são o mini-guia de aves, nosso livro de colorir, adesivos e jogos para crianças e nosso último sonho realizado: o Guia de Aves de Fernando de Noronha.

_EI_5591.JPG

Papo de Passarinho

Mensalmente nos apresentamos no Centro de Visitantes do TAMAR.

Nossa palestra tem uma temática sobre as aves de Noronha mostrando sua diversidade e curiosidades, despertando o interesse de turistas para passarinhar.  

_H1A6726.jpg

Aves usando pulseiras

Monitoramento de indivíduos de sebito-de-noronha e cocoruta com anilhas coloridas

Semestralmente, realizamos campanhas de anilhamento para coletar parâmetros biológicos e ecológicos destas espécies endêmicas ameaçadas de extinção. Assim, conseguimos traçar melhores estratégias de conservação.

DSC09613.JPG

Produtos

Na ilha, realizamos a venda de produtos personalizados.

O lucro é 100% voltado para financiar as atividades do projeto. Assim, além de adquirir um produto incrível e de alta qualidade, você ainda ajuda na conservação das espécies do arquipélago.

0E8A6460.jpg

Birdwatching

Vendemos pacotes de observação de aves em Fernando de Noronha. 

Em roteiros extremamente acessíveis e paisagens paradisíacas, você pode observar a maior riqueza de aves marinhas do país. Clique na imagem e saiba mais.

Nosso time

0E8A9495_edited_edited.jpg

Cecília Licarião

Diretora

larihei.png

Larissa Amaral

Auxiliar de Projetos

0E8A0177_edited_edited.jpg

Geisi Sobral

Técnica de Campo

Hugo Fernandes

Colaborador

FAC_9743 (1).JPG

Lisandra Maria

Colaboradora

0E8A9522_edited.jpg

Hei Nascimento 

Colaborador

Gabriela Arnoso

Colaboradora

WhatsApp Image 2023-07-25 at 15.46.13.jpeg

Ian Toscano

Colaborador

bottom of page