ESTÁ NA HORA DE OLHAR PARA CIMA

_H1A7511.jpg

O Projeto Aves de Noronha sabe que a vida marinha depende das aves e que as aves marinhas dependem de um oceano equilibrado. Mas poucas pessoas estão atentas a isso. E foi aí que enxergamos um grande paradoxo. Por mais que Fernando de Noronha seja um destino muito visado pelo turismo, a observação de aves não é explorada localmente. No local com a maior riqueza de aves marinhas do Brasil, elas não estão recebendo os devidos holofotes. 

 

Para isso, o Aves de Noronha está alinhado com os receptivos locais articulando a abertura de rotas e pacotes para atrair e fomentar o turismo de observação de aves. Queremos colocar Fernando de Noronha no mapa nacional e internacional de rotas de observadores de aves. 

 

Este é o cenário que queremos alinhar, para que a conservação de aves marinhas de Fernando de Noronha seja fomentada pela movimentação da economia local,  ciência, comunicação e engajamento social. Queremos que o turismo trabalhe em prol da conservação e que a conservação ajude a fomentar o turismo de observação da vida silvestre.

 

Nossa atuação na ilha iniciou-se em 2018, com o primeiro financiamento da SOS Mata Atlântica. Em 2020, novos voos foram alçados com o apoio da Naji Foundation. E em 2021 novas marcas e instituições somam para fazer esse projeto decolar ainda mais. 

 

Nosso trabalho é baseado em três pilares: Economia Local, Educação e Pesquisa. Nesses período, já capacitamos 50% dos guias de turismo locais para atuar na observação de aves, desenvolvemos atividades lúdicas com crianças, monitoramos e anilhamos as espécies endêmicas ameaçadas – sebito de Noronha (Vireo gracilirostris) e cocoruta (Elaenia ridleyana) –, produzimos materiais didático e encaminhamos relatórios ao poder público para que possamos atuar juntamente com eles na elaboração de estratégias para a conservação da biodiversidade.

 

Para acompanhar nossos voos e mergulhos, basta seguir o projeto no Instagram (@avesdenoronha) e Facebook.

Quer nos apoiar? Clique aqui e acesse nossa loja.

Anous minutus.jpg

Atuamos para que o Turismo em Fernando de Noronha seja direcionado para fomentar a Conservação das aves marinhas do arquipélago. E que ações sistêmicas de Conservação fomentem o Turismo, por meio de Pesquisa, Ciência Cidadã, Educação Ambiental, Capacitação Profissional e Economia Local.
 

Para tornar isso realidade, estamos:

1) Implementando o turismo de observação de aves no Arquipélago de Fernando de Noronha;

2) Promovendo eventos de capacitação em Observação de Aves para guias e professores;

3) Produzindo material gráfico e audiovisual para difusão de conhecimento e conservação sobre as aves;

4) Realizando pesquisas científicas que possam fomentar ações de conservação;

5) Articulando demandas e ações junto a stakeholders e poder público.

Missão e objetivos:

O ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA

O Arquipélago de Fernando de Noronha abriga a maior diversidade de aves marinha do país. Ao todo, são mais de 90 espécies de aves registradas que usam a ilha para descanso, alimentação e reprodução.

Algumas espécies podem ser vistas o ano inteiro, como as endêmicas sebito (Vireo gracilirostris) e cocoruta (Elaenia ridleyana), além do rabo-de-junco-de-bico-amarelo (Phaethon lepturus) – espécie símbolo do Parque Nacional Marinho – a noivinha (Gygis alba), a viuvinha (Anous minutus) e o atobá-de-pé-vermelho (Sula sula).

Além das aves, as 21 ilhas do arquipélago abrigam répteis únicos como a mabuia (Trachylepis atlantica) e a anfisbênia (Amphisbaena ridleyi), que só podem ser observadas em Noronha, além das tartarugas-verdes (Chelonia mydas), tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) e várias outras espécies de tartarugas marinhas. Quando falamos em mamíferos aquáticos, o primeiro que vem a nossa mente são os exibidos golfinhos-rotadores (Stenella longirostris), que todos os dias se aproximam da ilha em grupo para descansar.

Noronha tem uma fauna muito rica e é um verdadeiro palco para os amantes de observação de natureza.

Mapa ilha (A4).png
SEJA PARTE DA NOSSA CAUSA

NOSSAS ATIVIDADES

EQUIPE NORONHA