PROTEGER A NATUREZA NÃO É UM DIREITO,
É UM DEVER.
UM POUCO DO NOSSOS PROJETOS
Desde do início do nosso trabalho, o Instituto Espaço Silvestre se dedica à projetos que buscam proteger a natureza de forma séria e comprometida com as próximas gerações e com o conhecimento técnico-científico. Para isso, equipes multidisciplinares de especialistas estão envolvidos diariamente com a execução dos projetos, presentes em dois estados brasileiros. Em Santa Catarina, mantemos o projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, referência nos trabalhos de reintrodução animal e ganhador de inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Também no mesmo estado, somos responsáveis, desde 2019, pela coordenação do único Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS-SC), em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC).
Do outro lado do Brasil, o Instituto Espaço Silvestre apoia o projeto Aves de Noronha no famoso arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco. Através de projetos de capacitação técnica e educação ambiental, nossa equipe vem trazendo formas de valorização da avifauna local e produzindo conhecimento científico sobre esses animais tão emblemáticos.
Sabemos a importância e necessidade do nosso trabalho e , por isso, estamos sempre pensando em novos projetos e novas formas de expandir. Agradecemos imensamente todos os nossos apoiadores e patrocinadores, assim como toda família IES que está sempre disposta para enfrentar os desafios diários e sorrindo para um futuro melhor para todas as espécies.
SEJA PARTE DA NOSSA CAUSA
OS PROJETOS
Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo
Considerada uma das aves mais ameaçadas do Brasil, os papagaios-de-peito-roxo ainda são vítimas constante do tráfico de animais. Por isso, iniciamos em 2010 um projeto para reverter o processo de extinção deles em Santa Catarina.
CETAS-SC
Localizado na capital do estado de Santa Catarina, o IES assumiu em 2019, a gestão do Centro de Triagem de Animais Silvestres -SC. Somos responsáveis pela avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de animais silvestres terrestres oriundos de ações fiscalizatórias, resgates ou entregas espontâneas
Aves de Noronha
O Projeto Aves de Noronha tem como principal objetivo redirecionar o olhar de moradores e turistas para a rica avifauna da ilha, através de Pesquisa, Educação, Ciência Cidadã e Turismo Sustentável, melhorando o estado de conservação e fortalecendo a economia local.
ARQUIVO IES
Ecologia, conservação e densidade populacional do boto-da-tainha (Tursiops truncantus) na região de Laguna, SC.
Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Ratones.
Monitoramento do golfinho Sotalia fluviatis na baía Norte.
Implementação do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Carijós
Laboratório de Análise de Água da Estação Ecológica de Carijós.
Elaboração e Proposta de definição da Zona de Amortecimento da ESEC Carijós.
Projeto de Educação Ambiental para a Bacia Hidrográfica do Saco Grande.
Programa de Educação Ambiental da ESEC Carijós.
Programa de Educação Ambiental da ESEC Carijós.
Apoio à criação e implantação do Conselho Consultivo da ESEC Carijós
Plano de Desenvolvimento Sustentável do Entorno da Estação Ecológica de Carijós
Plano de Manejo da Estação Ecológica Carijós
Parcerias na execução do Projeto “Conhecimento e Gerenciamento da Microbacia do Rio Ratones e seu Manguezal”
Plano de Consolidação da Estação Ecológica de Carijós
Campanha Pró-Implantação da Estação Ecológica de Carijós