Paolla_voluntária_Instituto_Espaço_Silve

VOCÊ PODE SER A MUDANÇA.

UMA EQUIPE FORMADA POR AMOR

Voluntariados

Obrigada pelo seu interesse em nos ajudar!
Infelizmente nesse momento NÃO temos vagas para voluntariado.
Para informações sobre estágio, clique aqui.

 SE VOCÊ JÁ FOI VOLUNTÁRIO DO ESPAÇO SILVESTRE, ACESSE O CERTIFICADO

  AQUI APÓS A CONCLUSÃO DO TRABALHO.

 

DSC_3980.jpg

Pré-requisitos e como se candidatar: 

CETAS e Silvestres SC:

  1. Estar disponível para participar do treinamento na data marcada;

  2. Ter todas as doses da vacinas antitetânica, de febre amarela e antirrábica (nós providenciamos uma carta para solicitação da vacina antirrábica caso seja selecionado);

  3. Ler e concordar com o nosso termo de voluntário, encontrado aqui;

  4. Escrever uma carta de interesse de 1 página, explicando o porquê gostaria de participar do programa de voluntariado incluindo disponibilidade de datas e horários no qual vai atuar;

  5. Enviar o comprovante das vacinas, termo de voluntário assinado e carta de interesse juntos para o e-mail  voluntarios@espacosilvestre.org.br ;

  6. Caso seja selecionado, confirmar a participação até 10 dias após o resultado;

  7. Não faltar ou cancelar sem justificativa mais do que 2 vezes. Voluntários serão desligados do programa em casos de falta de comprometimento. Os animais dependem de você!

  8. Ler atentamente a descrição das atividades abaixo.

 

Aves de Noronha:

No projeto Aves de Noronha, o trabalho voluntário é totalmente online.

  1. Ter no mínimo 15 horas semanais disponíveis;

  2. Ler e concordar com o nosso termo de voluntário, encontrado aqui;

  3. Escrever uma carta de intenção, explicando o porquê gostaria de participar do programa de voluntariado;​

  4. Enviar carta de interesse para o e-mail avesdenoronha@gmail.com;​

  5. Caso seja selecionado, confirmar a participação até 10 dias após o resultado;​

  6. Manter assiduidade em reuniões online e responsabilidade com atividades! Voluntários serão desligados do programa em casos de falta de comprometimento. Nosso bando te espera!

 

VOLUNTARIADO CETAS-SC

Voluntariar no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-SC) é uma oportunidade única para conhecer e ajudar nas diversas funções envolvidas na reabilitação de animais silvestres terrestres. O CETAS-SC é localizado no município de Florianópolis (SC) dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, próximo à Praia do Moçambique. Nesse local recebemos animais apreendidos, resgatados e entregues voluntariamente por cidadãos comuns. São centenas de espécies que passam pelos cuidados da nossa equipe, com o objetivo que realizar solturas desses animais sempre que possível ou encontrar o melhor destino para os que não podem voltar à natureza.

 

Por se tratar o único CETAS-SC no estado, sempre existem muitas demandas necessitando de voluntários dedicados na causa dos animais silvestres. As atividades principais incluem preparação de alimentos, enriquecimentos ambientais, limpeza de equipamentos e ambientes, organização do local e das entregas de alimentos. Note que, por questões de segurança, não há interação direta com os animais.

 

Para facilitar a organização e logística da equipe, os voluntários devem atuar por um período mínimo de um mês em seus turnos de preferências ( 7hs-12hs OU 13hs-18hs), pelo menos 2 vez por semana incluindo finais de semana e feriados. Todas as despesas de transporte, estadia, alimentação e vestimenta necessárias são de responsabilidade do voluntários. Para se candidatar, leia atentamente os pré-requisitos listados no top da página e envie toda a documentação para o e mail indicado.  Recomendamos hospedagens nos bairros do Rio Vermelho ou Barra da Lagoa, devido à proximidade do local aonde as atividades são realizadas.

Por se tratar de uma área especial e monitorada, é obrigatório à identificação dentro do CETAS da camiseta do Instituto Espaço Silvestre. Ela está disponível para compra no momento da chegada no CETAS-SC, custando R$35,00 e pertencendo ao voluntário desde de sua aquisição.

WhatsApp Image 2020-10-15 at 13.25.19.jp
WhatsApp Image 2020-10-16 at 15.58.39.jp
WhatsApp Image 2020-09-28 at 13.12.26.jp
WhatsApp Image 2020-10-06 at 18.48.09.jp
 

VOLUNTARIADO
 SILVESTRES SC -PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO

Iniciado em 2010, o projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo ocorre dentro do Parque Nacional das Araucárias, entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, em Santa Catarina. Além de ser uma poucas regiões preservadas de Florestas de Araucárias em todo o Brasil, a região é repleta de animais e paisagens exuberantes, se tornando um destinado sempre repleto de surpresas naturais.

 

As nossas pesquisas em campo sempre demandam muita ajuda e trabalho duro. Por isso, esperamos voluntários que gostem de trabalhar dentro de florestas e não tenham problemas em colocar à mão na massa. Entre as principais atividades, está o monitoramento de papagaios-de-peito-roxo através da radiotelemetria, pontos de observação e também a exploração da região, conversando com a população local e cientistas cidadães em busca de novas informações sobre os papagaios.

 

Nossas saídas de campo são mensais, sempre saindo de Florianópolis de carro (+- 8hs de viagem) e permanecendo no local entre 4 e 5 dias. Fornecemos à hospedagem, dentro do Parque Nacional e o translado em nosso carro, caso a saída seja de Florianópolis ou de alguma cidade na rota de viagem. Alimentação e itens de uso pessoal em campo são de total responsabilidade da voluntária ou voluntário. Para facilitar, você pode acessar aqui o nosso Checklist recomendado.

DSC_3980.jpg
angelica campo radio monitoramento_edite
DSC_4335.jpg
DSC_4123.jpg
 

VOLUNTARIADO

 AVES DE NORONHA

Muito além de tartarugas, golfinhos, tubarões e praias incríveis, Fernando de Noronha abriga a maior riqueza de aves marinhas do Brasil. Mas, por incrível que pareça, quase ninguém estava olhando para elas. Essa falta de conhecimento e interesse motivou a criação do Projeto Aves de Noronha, que tem como principal objetivo redirecionar o olhar de moradores e turistas para a rica avifauna da ilha, através de Pesquisa, Educação, Ciência Cidadã e Turismo Sustentável, melhorando o estado de conservação e fortalecendo a economia local. 

 

Em 2018, o projeto alçou seu primeiro voo. Através de um financiamento da SOS Mata Atlântica, foi possível desenvolver atividades de grande relevância para a conservação das aves do arquipélago, como elaboração de miniguia, cursos para condutores de turistas, palestras, atividades lúdicas com crianças e caminhadas ecológicas para observação de aves.

 

Hoje buscamos expandir nossos horizontes, apaixonando cada vez mais pessoas pelas aves da ilha, através das mídias sociais. Com isso, nosso voluntariado é remoto e tem como principais atividades a divulgação científica sobre as aves de Noronha, a gestão das redes sociais do projeto e a elaboração de material didático para diversos públicos, adulto e infantil. Esperamos voluntários que estejam cheios de ideias incríveis para fazer mais pessoas se encantarem por esses animais, mesmo que pelas telas!

IMG_8155.JPG
Atoba mascarado e filhote.JPG
20180722_umdianoparque_patricialindoso_0
IMG_9381.JPG