SERÁ QUE PODEMOS AJUDAR VOCÊ?

CONHEÇA AS DÚVIDAS MAIS COMUNS EM NOSSO SITE

 
DÚVIDAS SOBRE ANIMAIS SILVESTRES
  • Encontrei um animal ferido/machucado que precisa de ajuda. Como devo proceder?

    Todos os animais que chegam para os cuidados no CETAS-SC são apreendidos, resgatados ou recebidos por órgãos ambientais, não sendo o Instituto Espaço Silvestre responsável por esse serviço. Nós fazemos apenas o processo de reabilitação dos animais silvestres terrestres. Caso você deseje fazer uma entrega voluntária ou encontre um animal machucado, na região da Grande Florianópolis que precise de ajuda, seja órfão ou esteja ferido, doente ou sofrendo maus tratos, entre em contato  com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) pelo telefone (48) 99915-6025. Para as outras regiões do Brasil e e de Santa Catarina, os telefones estão aqui. Deixe que profissionais avaliem a possibilidade de soltura de cada animal e realizem o trabalho de maneira que efetivamente ajudará a natureza.

  • Odeio ver animais silvestres presos! Posso simplesmente soltá-los na natureza?

    Quando feita sem avaliação técnica, a soltura de animais silvestres pode trazer sérios riscos ecológicos e acabar com muitas vidas. Além dos problemas relacionados a disseminação de doenças, também existem riscos de introdução de linhagens genéticas diferentes das populações locais, introdução de espécies exóticas, problemas comportamentais, limitação de território e recursos para que esse animal possa viver no local da soltura entre outros. O animal solto precisa estar preparado para se locomover, procurar alimentos em sua forma selvagem, reconhecer e fugir de predadores (incluindo humanos) etc. Tudo isso requer preparação e não é tão simples quanto parece. Para evitar problemas, não compre ou prenda animais da natureza. Soltar não é simplesmente abrir a gaiola! Veja aqui o contato do órgão ambiental ou Centro de Triagem de Animais Silvestres de seu estado. Deixe que profissionais avaliem a possibilidade de soltura de cada animal e realizem o trabalho de maneira que efetivamente ajudará a natureza.

  • Encontrei um animal silvestre em cativeiro, o que devo fazer?

    Primeiramente, você deve ter certeza se o animal está ilegal ou em maus-tratos. Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização legal é crime! Não é possível legalizar um animal silvestre sem origem. As penas variam entre multas e prisão. A pena aumenta em 50% se o crime for praticado contra espécie rara ou ameaçada de extinção, como o papagaio-de-peito-roxo. (Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/1998). Caso isso seja o caso, você deve avisar as autoridades competentes para que elas tomem as medidas necessárias.

  • Encontrei um animal doméstico que precisa de ajuda, como devo proceder?

    O Instituto Espaço Silvestre apenas trabalha com animais silvestres terrestres resgatados, apreendidos ou entregues voluntariamente à órgãos ambientais no estado de Santa Catarina. Se você precisa de ajuda com animais domésticos (cachorros, gatos, pombos, galinhas entre outros), por favor entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade e/ou com um veterinário local.

  • Entregar voluntariamente um animal silvestre ilegal sofre alguma penalidade?

    Não. Justamente tentando evitar o sofrimento animal e diminuir os atos ilegais, as autoridades definiram que as entregas voluntárias de animais silvestres não terão nenhuma consequência administrativa ou criminal. Caso você, ou algum conhecido, deseje fazer uma entrega voluntária é necessário ligar para as autoridades compententes da sua região. Todos os números do Brasil estão aqui

DÚVIDAS GERAIS
  • Quero fazer voluntariado em um projeto. Como devo proceder?

    Para ser voluntário do Instituto Espaço Silvestre, entre por aqui, ou acesse a página do projeto de preferência e siga as instruções específicas de cada um. Ressaltamos que temos um número limite de voluntários e as inscrições não corresponde automaticamente em sua aprovação. Além disso, voluntários são responsáveis por todos os valores de deslocamento, hospedagem e alimentação durante todo período.

  • Quero fazer estágio em um projeto. Como devo proceder?

    De forma recorrente postamos oportunidade de estágios em diversas áreas para os projetos do Instituto Espaço Silvestre. Elas sempre estarão disponíveis aqui, em nossas mídias sociais (@espacosilvestre) e em nossos boletins informativos, os quais você pode se inscrever através das instruções no rodapé de todas as páginas do site. Todos os detalhes da vaga serão especificados no edital de seleção da vaga, e caso exista alguma dúvida específica, entre em contato através do e-mail, aqui.

  • Tenho uma empresa/ONG/blog pessoal e gostaria de fazer uma parceria. Como marcar uma reunião?

    Primeiramente, ficamos muito felizes pelo seu contato. Acreditamos que juntos sempre seremos mais fortes. Para marcar uma reunião, envie um e-mail aqui contatando brevemente sobre o seu trabalho e o tipo de parceria que você gostaria de fazer. Iremos responder assim que possível para conversarmos mais a fundo sobre como unir nossas ideias.

  • Gostei muito do trabalho de vocês e quero chamar vocês para uma palestra ou evento. Quais são os caminhos?

    Antes de mais nada, estamos muito felizes pelo reconhecimento. Para enviar o convite para uma apresentação, envie um e-mail para aqui, contando mais sobre o evento, data e local. Infelizmente a nossa agenda é normalmente apertada e, por isso, sugerimos que os contatos sejam feitos com bastante antecedência. Sempre estamos torcendo para que esses encontros se realizem e consigam inspirar mais pessoas por um mundo melhor.

 
DÚVIDAS SOBRE SOLTURA E DESTINAÇÃO DE ANIMAIS
  • Entregar voluntariamente um animal silvestre ilegal sofre alguma penalidade?

    Não. Justamente tentando evitar o sofrimento animal e diminuir os atos ilegais, as autoridades definiram que as entregas voluntárias de animais silvestres não terão nenhuma consequência administrativa ou criminal. Caso você, ou algum conhecido, deseje fazer uma entrega voluntária é necessário ligar para as autoridades compententes da sua região. Todos os números do Brasil estão aqui

  • Sou de um orgão ambiental e preciso destinar animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina

    Antes de transportar animais silvestres ao Centro de Triagem de Animais Silvestres Terrestres, órgãos ambientais de todo o estado de Santa Catarina devem consultar a disponibilidade de vagas no através do e-mail. 

  • Tenho uma área de vegetação nativa e gostaria de receber um animal silvestre para soltura.

    Uma das nossas prioridades sempre será a soltura de animais silvestres, quando biologicamente e clinicamente possíveis. Para isso, sempre contamos com a ajuda de diversos parceiros no Estado de Santa Catarina. Nesse link, você poderá fazer a sua pré-inscrição para ser uma área de soltura licenciada. Após o preenchimento dos dados, servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina irão fazer o processo de vistoria e averiguação do local, autorizando ou não a finalização do cadastro. 

  • Moro no estado X e desejo ligar para um órgão ambiental para entregar um animal ou solicitar um resgate. Como proceder?

    Todos os estados brasileiros têm sistemas diferentes para entrega e resgate de fauna. Por isso é necessário você entregar em contato com órgãos ambientais da sua região ou com o batalhão da Polícia Militar Ambiental mais próximo. Todos os números do Brasil estão aqui. 

  • Onde buscar informações sobre soltura responsável de animais silvestres na natureza?

    Essa página será atualizada frequentemente com dicas e informações sobre o assunto, por isso volte sempre e nos envie sugestões.

    A Instrução Normativa nº 23, de 31 de dezembro de 2014, define as diretrizes e os procedimentos para a destinação de animais silvestres apreendidos, resgatados por autoridade competente ou entregues voluntariamente pela população, bem como para o funcionamento dos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas). Acesse o documento aqui.

CONTATOS DOS ORGÃOS AMBIENTAIS BRASILEIROS

Acompanhe o nosso trabalho

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Se cadastre para receber o boletim informativo mensal com os melhores momentos.

Instituto Espaço Silvestre

contato@espacosilvestre.org.br
CNPJ: 03.213.678/0001-40
Rua Artur Torquatro Batista, Nº 220
Itajaí - SC – Brasil