Please reload

Observação de aves atrai dezenas para o Parque Nacional das Araucárias.

23.11.2016

No dia 12/11/2016 foi realizado o primeiro evento para observação de aves no Parque Nacional das Araucárias. Dezenas de pessoas foram guiadas pelo ornitólogo Adrian Rupp, responsável pelo levantamento de avifauna do Plano de Manejo. Graças ao seu trabalho, hoje é possível realizar o projeto pioneiro de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo nessa unidade de conservação federal. Foram registradas mais de 80 espécies através de observações diretas e vocalizações, incluindo algumas endêmicas da Mata Atlântica.

 

O evento, inédito na região, fez parte das comemorações de aniversário de 25 anos de Passos Maia e contou com o apoio da Prefeitura. Os participantes visitaram a cidade de Passos Maia e conheceram o trabalho das Amigas dos Roxinhos (grupo de mulheres que participam do projeto de geração de trabalho e renda do Instituto Espaço Silvestre) mostrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico com conservação.

 

O passeio superou todas as nossas expectativas e mostrou que as aves em seu habitat natural são capazes de reunir dezenas de pessoas de todas as faixas etárias que vivem no entorno do parque e de diversas cidades dos estados de Santa Catarina e Paraná. Torcemos para que o evento sirva para estimular outras unidades de conservação a realizar atividades de observação de aves e inspirar cada vez mais pessoas a observar e preservar a fauna silvestre brasileira. Esperamos que esse tenha sido o primeiro de muitos passeios no Parque Nacional das Araucárias.

 

 

 

Please reload