Please reload

Resultado da campanha de entrega de papagaios

22.10.2016

 

Ficamos muito felizes em comunicar que a campanha realizada pelo Parque Nacional das Araucárias e seus parceiros para a entrega espontânea de papagaios-de-peito-roxo foi um grande sucesso.

 

Muitas pessoas se mobilizaram e atenderam ao chamado. Ao todo, já foram recolhidos 16 desses papagaios, fruto de entregas espontâneas e apreensões. Vieram de vários municípios do Paraná e de Santa Catarina. Agora, eles têm uma nova chance de conviver com outros da sua espécie e receber alimentação e cuidados adequados. Sabemos que muitas pessoas mantêm animais silvestres com muito amor e boas intenções, mas não há dúvida de que para a saúde deles é importante que estejam na natureza ou em um centro especializado para isto.

 

 

 

Parabéns a todas as pessoas que tomaram essa atitude de amor e respeito aos direitos dos animais e muito obrigado a todas as instituições que se envolveram para tornar isto possível. Como parte

importante do resultado, destacamos que as pessoas que fizeram a entrega espontânea ficam livres de multas e processos administrativos por crime ambiental, conforme prevê a legislação.

 

Além do bem-estar animal, outro objetivo atingido foi diminuir a posse ilegal de aves na região, especialmente próximo ao Parque.

Além da entrega espontânea, foram também atendidas algumas denúncias de manutenção ilegal de cativeiro de animais silvestres. Os animais recolhidos foram enviados a uma instituição credenciada para a reabilitação dos mesmos, onde passarão por exames, receberão alimentação adequada e terão espaço para conviver com outros da mesma espécie e corrigir hábitos inadequados adquiridos pelo convívio com as pessoas. Caso apresentem condições, os papagaios serão soltos na natureza dentro de alguns meses e acompanhados por equipe de técnicos e pesquisadores.

 

 

Em especial, agradecemos à Polícia Militar Ambiental do Paraná, Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (Companhia de Lages e Pelotão de Concórdia), Polícia Militar de Ponte Serrada e Passos Maia, Prefeitura de Passos Maia, Casa Colonial de Passos Maia, EPAGRI de Ponte Serrada, Protetores Ambientais de Ponte Serrada e Instituto Espaço Silvestre pelo apoio na realização da campanha, no recolhimento dos animais, na destinação e como consultores técnicos. Agradecemos também ao CEMAVE - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, IBAMA de Santa Catarina e FATMA - Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina.

 

Por fim, comunicamos que caso alguém ainda tenha papagaios desta espécie e queira fazer a destinação correta (entrega espontânea), sem penalização, entre em contato conosco o quanto antes para tomarmos as providências, através do e-mail parnaaraucarias@icmbio.gov.br ou pelo fone (46) 3262-5099.

 

Juliano Rodrigues Oliveira

Chefe do Parque Nacional das Araucárias/ICMBio

Please reload