top of page
Notícias IES

Espaço de Exposição Sala Verde da UNIVALI recebe exposição fotográfica sobre reintrodução do papagai

“De Volta à Natureza” é o título da exposição organizada pelo Instituto Espaço Silvestre, aberta diariamente das 8h às 22h no hall de entrada do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar - Bloco D) da UNIVALI de Itajaí (SC).

A exposição divulga os resultados do projeto Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no Parque Nacional das Araucárias, SC, criado em 2010, e desenvolvido pelo Instituto Espaço Silvestre que já reabilitou, soltou e monitora mais de 80 papagaios em seu habitat natural. Esse trabalho inclui diretamente ações com a população do entorno do Parque com a produção e comercialização de artesanato com temas associados ao papagaio e seu habitat.

O Instituto Espaço Silvestre é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1999 com a missão de contribuir para a conservação da biodiversidade através da ciência, educação e desenvolvimento socioeconômico com sede em Itajaí (SC). Suas atividades de Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade já atingiu cerca de 1 milhão de pessoas no mundo e, com essa exposição, pretende envolver estudantes e a população de Itajaí e região por meio de visitas e atividades orientadas para as escolas.

O papagaio-de-peito-roxo é endêmico da Mata Atlântica, ou seja, ocorre somente nesse bioma. Só pode ser encontrado no Brasil, Paraguai e na Argentina. Estudo aponta que existem apenas 3 mil indivíduos em todo o mundo sendo que 91% está no Brasil e geralmente está associado à Mata de Araucárias. Santa Catarina é o estado com maior número de exemplares. O Papagaio-de-peito-roxo é classificado oficialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como "espécie em perigo (EN)".

A exposição fotográfica evidencia a transformação positiva do meio-ambiente, através do envolvimento popular e demonstra em imagens a conservação sendo aliada do desenvolvimento socioeconômico.

Venha conhecer de perto essa iniciativa premiada nacional e internacionalmente. A exposição fica aberta no Espaço Sala Verde até o mês de outubro com entrada gratuita e as escolas podem agendar visitas orientadas pelo telefone: (47) 3341- 7723 ou pelo e-mail salaverde@univali.br

Serviço:

O que? Exposição Fotográfica “De Volta à Natureza”.

Onde? Espaço de Exposição Sala Verde Hall de entrada do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar - CTTMar Bloco D – Campus I da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI - Rua Uruguai, 458 - Itajaí, SC.

Quando? Setembro à 30 Outubro – diariamente das 8h às 22h com entrada gratuita. Agendamento para Escolas Fone: (47) 3341-7723 – com Luan Gomide. E-mail: salaverde@univali.br

Contato com o Instituto Espaço Silvestre contato@espacosilvestre.org.br

bottom of page