NOSSOS SONHOS NUNCA CABERÃO EM UMA GAIOLA
Criado em 1999, a história do Instituto Espaço Silvestre começou muito antes do seu nome. Naquela época eramos conhecidos como Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza e tínhamos o objetivo de apoiar a implantação de unidades de conservação e a gestão participativa das mesmas, através da pesquisa e monitoramento, educação ambiental e mobilização comunitária. Devido ao trabalho em cooperação com a Estação Ecológica de Carijós, conseguimos em 2001 que essa Unidade de Conservação fosse considerada referência pelo IBAMA.
Porém nosso trabalho não parou. Desenvolvemos o projeto de Implementação do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Carijós, aproximamos a Estação Ecológica com outras Unidades de Conservação, como a Reserva Biológica do Arvoredo; Área de Proteção Ambienta do Anhatomirim e da Reserva Extrativista do Pirajubaé. Com isso, também foi possível a elaboração e execução de projetos de educação ambiental e integração comunitária e entre as instituições governamentais. Após a conclusão dos trabalhos na ESEC Carijós em 2010 e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) ter assumido a mesma, entendemos que era o momento de voar por outros céus.
Um grupo de amigos apaixonados pela fauna silvestre se reuniu para fundar o Espaço Silvestre, uma organização que trabalhava informal e voluntariamente. Nesse momento se iniciava também o nosso primeiro projeto, o de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, SC. Com o tempo, o projeto foi ganhando estrutura e reconhecimento, transformando a organização e modificando permanentemente para Instituto Espaço Silvestre. Desde então a nossa equipe só cresceu. Em 2019 fomos os primeiros colocados no edital de chamamento público 001/2018/IMA, iniciando o trabalho no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS-SC) e incorporamos o projeto Aves de Noronha, voando ainda mais alto.
O COMEÇO DA NOSSA HISTÓRIA
(1) Contribuir e promover o bem-estar animal e a conservação através da ciência, educação e desenvolvimento socioeconômico;
(2) Reabilitar animais silvestres terrestres seguindo normas técnicas;
(3) Desenvolver mecanismos de divulgação cientifica, contribuindo para o conhecimento público e cidadão.
Missão e objetivos:
NOSSOS PROJETOS
SEJA PARTE DA NOSSA CAUSA
Transparência
Instituto Espaço Silvestre é uma organização não governamental composta por uma Assembleia Geral, órgão supremo na estrutura hierárquica, formada pelos membros da diretoria, do conselho fiscal e os fundadores da instituição.
Entre as atribuições da Assembleia estão aprovar relatório de atividades e balanços, bem como eleger membros dos Conselhos e diretoria. A diretoria tem a função de discutir as metas, diretrizes e indicadores de desempenho, além de auxiliar no desenvolvimento de programas de captação de recursos. Por sua vez, o Conselho Fiscal é responsável por emitir pareceres sobre os balanços enviados pela diretoria, opinar sobre a realização de operações financeiras e fiscalizar o cumprimento do Estatuto da instituição. Clique aqui e conheça nosso estatuto e aqui para visualizar a nossa certidão negativa.
Conforme a Lei Federal 13.204/15 e a Lei Estadual 15.617/15, O Instituto Espaço Silvestre mantém o compromisso com a transparência do uso de recursos. Você pode verificar nossos dados no Portal Transparência do ICOM, além de conhecer a nossa equipe e nossas demostrações financeiras auditadas abaixo:





Prêmios




