EQUIPE SANTA CATARINA

VANESSA KANAAN
  • Dra.Vanessa Tavares Kanaan

    É pós- doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), doutora em Ciências Animais pela Purdue University, USA (2008) e Psicóloga e Bióloga pela Campbellsville University, EUA (2002). Especializada em Etologia, Bem-Estar animal e Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação, soltura e monitoramento de animais silvestres; comportamento social, condicionamento e enriquecimento ambiental. É membro do Grupo Assessor do Plano de Ação Nacional para a Conservação  da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). Idealizadora e responsável pelo projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) no Parque Nacional das Araucárias, SC, membro da Comissão de Especialista em Reintrodução da IUCN e diretora técnica do Instituto Espaço Silvestre. Clique aqui pra visualizar o currículo completo.

  • Andreise Costa Przydzimirski

    É Médica Veterinaria formada pela Universidade Federal do Paraná, com residência em clínica e cirurgia de animais selvagens no CETAS-PUCPR/IBAMA e no Hospital Veterinário da UFPR. Possui também Mestrado em Ciências Veterinárias com foco em Medicina Zoológica. Desde a graduação se dedicou a área de medicina de animais silvestres através de estágios e voluntariados em CETAS, Zoológicos, Clínicas de animais de Estimaçao não Convencionais e em projetos de conservação em vida livre. Atualmente é doutoranda em Ciências Veterinárias pela UFPR e Médica Veterinária Responsável técnica no Instituto Espaço Silvestre.

  • Thaís Brisque

    É Bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos (2017) e Tecnóloga em Gestão Ambiental, formada pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2011). Na graduação em Ciências Biológicas foi aluna de Iniciação Científica, atuando na área de ecologia e conservação de aves. Além disso, realizou estágios e trabalhos voluntários na área de conservação de fauna atrelados também à educação ambiental. Durante formação como tecnóloga atuou na área de educação ambiental. Uniu-se ao Instituto Espaço Silvestre em 2017, para atuar no projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias em Santa Catarina. Em 2018 tornou-se coordenadora ex-situ pelo projeto e atualmente atua na coordenação de destinação de fauna do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Florianópolis sob administração do Instituto Espaço Silvestre.

  • Janaína A. de Moraes

    É bióloga, formada pela Universidade Nove de Julho – São Paulo e especialista em manejo e conservação de fauna silvestre pela Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Trabalhou como bióloga no Programa de Aprimoramento Profissional da Fundação Parque Zoológico de São Paulo por três anos e foi técnica de manejo animal no Aquário de São Paulo por quatro anos. Em 2019 uniu-se ao Instituto Espaço Silvestre como bióloga no CETAS de Florianópolis. É coordenadora de manejo e integrante da equipe de reabilitação e soltura de animais silvestres.

  • Larissa Rezende Paulino

    É pós-graduada em manejo e conservação de fauna silvestre pela UNISA - SP e em clínica médica e cirurgica de pets exóticos e animais silvestres pelo Instituto Qualittas. É médica veterinária formada em pela FMU - São Paulo (2015) com aprimoramento em clínica e cirurgia de animais silvestres pela UNISA - SP. Durante a graduação, fez estágios e voluntariados principalmente com clínica de pets não convencionais e em centros de triagem e reabilitação de fauna. Atuou como médica veterinária do CETAS Barueri e em 2019 uniu-se ao Instituto Espaço Silvestre como veterinária no CETAS de Florianópolis. É coordenadora clínica e integrante da equipe veterinária.

  • Anna Carolina da C. Montichel

    É médica veterinária graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CAV) e pós-graduanda em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres e Exóticos pela Faculdade Método de São Paulo (FAMESP). Desde a graduação fez estágios e voluntariados na área de manejo de animais selvagens, triagem e reabilitação de fauna silvestre, clínica e cirurgia de pets não convencionais. Atuou como médica veterinária de animais exóticos em empresa privada por quase dois anos e em abril de 2020 uniu-se à equipe de médicos veterinários do Instituto Espaço Silvestre no CETAS de Florianópolis.

  • Marina Passos

    É Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Belém (2020), com período sanduíche na James Cook University - Austrália. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica, realizando estágios e trabalhos voluntários voltados ao manejo, conservação, clínica e cirurgia de animais silvestres. Atuou com aves, mamíferos terrestres e répteis. Em junho de 2020 uniu-se ao Instituto Espaço Silvestre como integrante da equipe veterinária no CETAS de Florianópolis.

  • Dr. Marcus Vinicius Romero

    Possui bacharelado e licenciatura em Biologia com ênfase em biologia marinha pela Universidade Santa Cecília, Santos - SP. Foi bolsista PIBIC/CNPq pelo Instituto de Pesca em Santos. Trabalhou por mais de 4 anos no setor administrativo em empresas privadas e em junho de 2019 se uniu ao Instituto Espaço Silvestre como assitente admnistrativo no CETAS de Florianópolis.

  • Matheus Feldstein Haddad

    É biólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Durante a graduação focou o trabalho em conservação de diferentes grupos animais, especialmente com anfíbios. Possui experiência em biogeografia e na projeção de modelos de áreas de proteção ambiental. Além disso, tem experiência em captação de recursos e políticas públicas ambientais, contribuindo na formulação de diversos programas ambientais e legislação sobre o tema. Em toda a sua jornada acadêmica sempre esteve relacionado com a popularização da ciência, sendo co-autor do livro “Sporum: dispersando conhecimento” e diversos materiais didáticos e de divulgação de biologia. Atualmente faz parte da equipe técnica do Instituto Espaço Silvestre, trabalhando como assistente do projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo desenvolvido no Parque Nacional das Araucárias em Santa Catarina.

  • Bruna B. Rodrigues

    Possui bacharelado e licenciatura em Biologia com ênfase em biologia marinha pela Universidade Santa Cecília, Santos - SP. Foi bolsista PIBIC/CNPq pelo Instituto de Pesca em Santos. Trabalhou por mais de 4 anos no setor administrativo em empresas privadas e em junho de 2019 se uniu ao Instituto Espaço Silvestre como assitente admnistrativo no CETAS de Florianópolis.

  • Mayara de Souza Ribeiro

    É Bióloga, formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis) e pós-graduada em Conservação e Manejo de Fauna, pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Atuou como voluntária no Zoológico de Sorocaba, tanto na área de Educação Ambiental, quanto na área de Manejo e também no Centro de Conservação de Fauna Silvestre (CECFAU), da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. 
    Na pós-graduação, desenvolveu um trabalho de enriquecimento ambiental voltado para a reabilitação de um indivíduo de gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus). Possui experiência em conservação, trato animal e técnicas de enriquecimento ambiental. 

  • Julia Rodrigues Salmazo

    É Bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba (2017). Durante a graduação, foi aluna de Iniciação Científica com bolsa PIBIC/CNPq. Ao longo da sua formação, realizou estágios e voluntariados em diversas instituições, como zoológico, aquário, centros de resgate e reabilitação de fauna marinha e terrestre e centros de conservação de fauna, adquirindo experiência nas áreas de conservação animal, manejo e monitoramento de fauna, Biologia Marinha e Educação Ambiental. Além disso, atuou como auxiliar de campo em consultoria ambiental, tendo experiência com monitoramento de mastofauna, em especial pequenos mamíferos e morcegos. Em julho de 2019 uniu-se ao Instituto Espaço Silvestre, onde atualmente faz parte da equipe de tratadores no CETAS de Florianópolis.

  • Marcelo Pereira Silveira

    É técnico de meio ambiente, formado em 2015 pela Escola Técnica Cristo Redentor (RJ) e atualmente estudante de Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (SC). Trabalha como tratador de animais desde de 2016, sendo a maior parte do tempo com primatas neo-tropicais.

  • Marisa Ortenblad

    É formada em Ciências Biológicas, bacharel e licenciatura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo (2019). Durante a sua graduação, realizou estágios e trabalhos voluntários em diferentes instituições nacionais e na África do Sul, adquirindo experiências nas áreas de manejo, reabilitação e conservação de animais silvestres. Atualmente faz parte da equipe de tratadores do Instituto Espaço Silvestre no CETAS de Florianópolis.

  • Alessandra Lima da Rocha

    É formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Pós-graduanda em Zoologia pela faculdade Unyleya (EAD). Durante a graduação fez estágio no Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), atuando nas áreas de manejo de animais silvestres e educação ambiental, através de monitorias para as escolas da região.  Tem experiência com consultoria ambiental, atuando no monitoramento e levantamento de fauna silvestre, e com resgate de animais em contruções de praças de pedágio. 

  • Thais Regina Zanella

    É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (2018), com ênfase em Conservação Ambiental. Durante a graduação estagiou e realizou iniciação científica na área de Ecologia Teórica e foi vice-presidente da Ambiens Jr. Consultoria e Soluções Ambientais - Empresa Junior de Biologia da UFSCar Sorocaba. Também realizou estágios e trabalhos voluntários na área de conservação, educação ambiental, manejo e reabilitação de animais terrestres e marinhos. 

  • Matheus Soares do Canto

    Matheus, amante de animais, tem 19 anos e ingressou na equipe em setembro de 2019.

  • Maria Luiza Rosa

    Graduanda da sexta fase no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2020, se juntou à equipe do Instituto Espaço Silvestre como estagiária, sendo essa sua primeira experiência profissional atuando com reabilitação e manejo de animais silvestres, área que sempre lhe encantou muito.

  • Rafaela Oliveira

    Graduanda de ciências biológicas pela UFSC, já passou um período como voluntária no CETAS em 2018. Está iniciando agora com a IES uma nova fase de novos aprendizados e experiências

DIRETORA TÉCNICA

Conselho Gestor

  • Ligia Jahn 

    Empresária e mantenedoura de fauna. Atuou no mercado fotográfico por 18 anos, foi diretora administrativa em empresa de importação de maquinário e insumos para a revelação de fotografias e diretora comercial de rede de lojas do varejo fotográfico. Em 1998 fundou a Editora Photos, com publicação de dois periódicos bimestrais e diversos livros fotográficos. Atualmente administra a Politrade Ltda, empresa que investe no mercado imobiliário com fins de locação. Em 2010 iniciou um projeto de manutenção de fauna, o Refugio das Aves, hoje integrado ao Instituto Espaço Silvestre. Clique aqui para visualizar o currículo completo.

  • Paula Schommer

    É doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas- SP. mestre em Admistração pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professora de Admistração Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), e professora colaboradora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), junto ao Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Atua voluntariamente junto a diversas organizações da sociedade civil e projetos sociais. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores em Gestão Social e a International Society for Third-Sector Research. Entre seus temas de interesse em pesquisa, estão: coprodução do bem público, accountability, governança, gestão pública, gestão social, desenvolvimento socioterritorial e investimento social privado.

  • Eloiza Poletto

    Bacharel em direito pelas universidades Unipar e Univali desde 2006, técnica em transações imobiliárias desde 1997 e credenciada pelo Creci desde 2008 pelo número 13445. Atualmente trabalha em duas empresas do ramo imobiliário: na Politrade Ltda gerencia e administra aluguéis comerciais e na Desc Imobiliária vende imóveis de alto padrão. Atua também como investidora do mesmo ramo. Entre os anos de 2002 e 2007 gerenciou a área financeira, administrativa e de recursos humanos de uma holding com 7 empresas do ramo fotográfico.

Conselho Fiscal

Conselho Consultivo

  • Administrador formado na Universidade Federal de Santa Catarina. Sócio da SÃO THIAGO  consultoria empresarial, a 20 anos atua como consultor nas áreas de Estratégia e Cooperação. Consultor credenciado ao SEBRAE.
    Tem atuação junto a Associações e Federações empresariais.
    Foi consultor do CEJESC - Conselho Estadual de Jovens Empresários, do CEME - Conselho Estadual da Mulher Empresária, do Pacto Pela Inovação de SC, do Polo tecnológico de Florianópolis e região entre outros projetos coletivos junto  ao SEBRAE. Também atua nas áreas de Marketing Digital e EAD

    Mário Augusto São Thiago

  • Biólogo formado pela Universidade Regional de Blumenau, onde fez parte da equipe do Laboratório de Ecologia e Ornitologia e participou de estudos com aves da Floresta Atlântica, Floresta com Araucária e Campos Naturais desde 2003. Trabalhou com consultoria ambiental, com enfoque em levantamentos e diagnóstico da avifauna para Planos de Manejo de Unidades de Conservação. Além disso foi um dos coordenadores da elaboração da primeira lista de aves ameaçadas de Santa Catarina publicada em 2011 e é um dos colaboradores na elaboração dos Planos de Ação para espécies ameaçadas de extinção dos campos sulinos e dos papagaios ameaçados da Floresta Atlântica. Em 2009 começou a trabalhar com observadores de aves estrangeiros e brasileiros, conduzindo expedições no Brasil, Peru e Argentina. 

    Adrian Eisen Rupp

  • Biólogo, natural de Florianópolis, tendo graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2006), doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (2011) e com pós-doutorados pelo Museu de Zoologia da USP (2014) e outro pela Academy of Natural Sciences of Drexel University, Philadelphia, EUA (2016). Desde 2012 é diretor-geral do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, do qual faz parte desde 2003. Foi também secretário da Sociedade Brasileira de Ornitologia (2005-2007) e atuou no corpo editorial e como revisor de vários pediódicos científicos. Atualmente é também pesquisador associado da Academy of Natural Sciences of Drexel University. 

    Vitor de Q. Piacentini

  • Advogado, formado na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, sócio do escritório Renê Rotta Advogados Associados,  em Balneário Camboriú - SC, com forte atuação na área de direito privado. É Auditor  do Tribunal de Justiça Desportiva desde 2004.

    Renê Elias Rotta

  • Advogado com pós graduação em processo civil pela PUC/SP, sócio do escritório Boschi Pigatti e Sigollo Advogados em São Paulo com atuação em direito empresarial. Clique aqui para visualizar o currículo completo.

    Rafael Mariano Araujo Bezerra

  • É Biólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), e mestre em Ecologia Aplicada pelo programa Erasmus Mundus “Interational Master in Applied Ecology”. Dentro desse programa fez especialização de segundo ano em "Ecologia e Conservação" pela Universidade de East Anglia no Reino Unido (2015). Uniu-se ao Instituto Espaço Silvestre em 2016 para atuar como assistente do projeto de reitrodução do papagaio-de-peito-roxo. Com sua mudança de estado, deixei a equipe tecnica para integrar o conselho do IES. Clique aqui para visualizar o currículo completo.

    Felipe Fantacini

EQUIPE NORONHA

  • Sandra Tavares

    Técnica em decoração pela Escola Panamericana de Arte (São Paulo/SP)

  • Rodrigo Contini Cavagnoli

    Bacharel em Direito pela UNIVALI, formado em 2006. Foi assistente de gabinete de Promotoria de Justiça, em Itajaí/SC, no período de 2006 a 2013. Foi auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina, no período de 2015 a 2019. Advogado inscrito na OAB/SC, desde 2014, sócio do escritório Renê Rotta Advogados Associados.

  • Desiree Tavares Marei

    Formada em Farmácia e Bioquímica com especialização em Análise Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Camilo Castelo Branco, atuou como farmacêutica Clínica na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Reside atualmente em Florianópolis e trabalha na área de farmácia.

  • Cecília Licarião B. Luna

    Bióloga e mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora de Educação Ambiental do Parque Estadual do Cocó, Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Tem experiência na área de ecologia, ornitologia, educação ambiental e conservação. 

  • Ariane Campos de Gouvêa

    Bióloga. Mestra e Doutora em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Experiência na área de Zoologia, Filogeografia, Ornitologia e Biologia Molecular. Pesquisadora científica e atuante nas áreas de educação ambiental e conservação da natureza, visando o conhecimento científico e a aproximação da sociedade com as unidades de conservação através da ciência cidadã.

  • Patrícia Pereira Serafini

    Médica Veterinária pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) atuando no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres (CEMAVE)

  • Thayná Jeremias Mello

    Bióloga pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da USP. Doutorado em andamento em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Analista Ambiental do ICMBio/MMA - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Ministério do Meio Ambiente.

  • Guilherme Tavares Nunes

    Biólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Mestrado e Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Departamento Interdisciplinar, no Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS (Capes 6), e Pesquisador do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR/UFRGS).

  • Carlos Otávio Araujo Gussoni

    Biólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado, doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Biólogo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia. É moderador voluntário da plataforma online eBird (ebird.org

  • Thiago Filadelfo Miranda

    Biólogo pela Universidade Federal da Bahia com Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília. É consultor ambiental atuando como especialista em aves. Integra o Grupo de Pesquisa e Conservação da Arara-azul-de-lear, desenvolvendo projetos com a espécie na Caatinga.

  • Arthur de Alencar Medeiros Cabral

    Graduando do sexto período no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No ano de 2020, entrou como voluntário no Projeto Aves de Noronha, contribuindo na produção e divulgação de conteúdo científico.

  • Estéfani Dieli Tretto Ayres

    Graduanda de sétimo semestre dos cursos de Bacharelado em Ciências Ambientais conjuntamente com Ciências Integradas com Tecnologia e Negócios, a qual possui uma Concentração em Energia e Recursos Naturais na Universidade do La Salle na Filadélfia, Estados Unidos. Em junho de 2020 se une ao bando do Aves de Noronha como estagiária para somar na criação e desenvolvimento de conteúdo digital, e colaborando na divulgação cientifica para leigos. Também realiza traduções compreensivas em linguagem cientifica para o idioma inglês.

Acompanhe o nosso trabalho

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Se cadastre para receber o boletim informativo mensal com os melhores momentos.

Instituto Espaço Silvestre

contato@espacosilvestre.org.br
CNPJ: 03.213.678/0001-40
Rua Artur Torquatro Batista, Nº 220
Itajaí - SC – Brasil