Se você possui animais silvestres terrestres em cativeiro ou encontrou um que precisa de ajuda, comunique ou faça a entrega voluntária ao órgão competente de sua região listado na tabela abaixo O Instituto Espaço Silvestre não realiza resgates e só recebe animais silvestres terrestres de órgão ambientais no estado de Santa Catarina. Se você está em Florianópolis, pode entregar diretamente à Policia no Parque Estadual do Rio Vermelho.

 

Em caso de emergência, mantenha o animal em uma caixa com furos para respirar em local escuro, aquecido e longe de pessoas ou animais domésticos e entre em contato com o veterinário ou órgão ambiental mais próximo! Não tente manusear, alimentar ou tratar sem orientação técnica pois isso pode causar mais danos do que ajudar.

 

Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização legal é crime! Não é possível legalizar um animal silvestre sem origem. As penas variam entre multas e prisão. A pena aumenta em 50% se o crime for praticado contra espécie rara ou ameaçada de extinção, como o papagaio-de-peito-roxo. (Lei de Crimes Ambientais n° 9.605/1998). Quem realiza a entrega voluntária não tem nenhum tipo de responsabilidade penal. 

 

Denúncias podem ser feitas pela Linha Verde do IBAMA.

 
 

O Instituto Espaço Silvestre só trabalha com animais silvestres terrestres resgatados, apreendidos ou entregues voluntariamente à órgãos ambientais no estado de Santa Catarina. Se você precisa de ajuda com animais domésticos (cachorros, gatos, pombos, galinhas entre outros), por favor entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade e/ou com um veterinário local.

 

Antes de transportar animais silvestres ao Centro de Triagem de Animais Silvestres Terrestres, órgãos ambientais de todo o estado de Santa Catarina devem consultar a disponibilidade de vagas no através do e-mail.